Contra a Cura Gay

 

Ato contra o projeto de lei conhecido como 'Cura Gay’, em setembro de 2017

 

Mídia ativismo

Este é um vídeo realizado com o propósito de usar a comunicação para dar voz aos movimentos sociais em busca por justiça global.

Nesta ocasião, um protesto no dia 22 de setembro de 2017, organizado por diversos grupos sociais através das redes, com o intuito de barrar o então projeto de lei – PL 4931/2016, apresentado pelo pastor evangélico e deputado Ezequiel Teixeira (PTN-RJ). O texto propunha um decreto legislativo que autorizava a aplicação de uma série de terapias com o objetivo de “auxiliar a mudança da orientação sexual, deixando o paciente de ser homossexual para ser heterossexual, desde que corresponda ao seu desejo”.

Na justificativa do projeto, Teixeira afirmava que “a homossexualidade causa diversos transtornos psicológicos” e dizia que a “mudança de orientação sexual encontra-se cientificamente comprovada”, o que não é verdade. Não há nenhuma evidência científica, no Brasil ou no mundo, que aponte para terapias que podem reverter orientações sexuais.  

Indo na contra-mão do direito internacional, esse projeto de lei poderia agravar ainda mais a situação da homofobia e transfobia existentes no Brasil, e ainda fomentar através da máquina pública, uma série de associações religiosas, que teriam respaldo para tratamentos injustificáveis e cruéis de pessoas em situações de vulnerabilidade.


Aluxmiddle

 

Videoarte realizado para experimentação visual e sonora.

 

O consumo de imagens no século XXI.

Este é um trabalho videográfico experimental, que segue o conceito de pesquisa relacionada ao consumo de imagens na atualidade.

O retrato da mecânica deste consumo, gerada pela aleatoriedade de frames capturados, é misturado com a realidade de consumo de bens e dinheiro na sociedade atual. E para tal, combinam-se imagens dos frames, com imagens reais de fábricas, pessoas indo para o trabalho e notas fiscais.

O resultado são cores e elementos do suporte videográfico, mostrando o cru do mundo.


Janela no Mute

 

Videoarte realizado através do processo de montagem de fotos estáticas de uma mesma perspectiva.

 

Os olhares que passaram por minha janela.

Um videoarte baseado na montagem de 3 fotos tiradas do mesmo ângulo em 3 horários diferentes – durante a madrugada, na manhã e no entardecer, da janela de meu antigo quarto em Porto Alegre. A câmera percorre as imagens estáticas, mostrando detalhes da mesma paisagem que fez parte da minha vida durante alguns gloriosos anos. E são através dessas imagens, que surgem sentimentos sobre o olhar lá fora e o olhar para dentro de mim mesmo. Sobre o tempo que vivi com aquelas imagens, e sobre todas as outras que ainda virão.


Vinheta MTV

 

Vinheta experimental para MTV Brasil.

 

Imagem-som Decodificada

Diferentemente da era de ouro da TV, hoje em dia a internet possibilita um consumo gigantesco de imagens e sons, tudo acessível rapidamente nas nossas telas. A MTV Brasil nunca foi um canal normativo de televisão, estando sempre na vanguarda das produções independentes, e pensando nisso, esta vinheta foi concebida.

O conceito é brincar com os códigos digitais que formam a imagem, e que possibilitam o acesso. O vídeo foi construído para mostrar o código por trás da imagem digital.


Curta-metragem

 

Direção de arte para o curta-metragem Seja Feliz.

 

Direção de arte.

Curta-metragem Seja Feliz. Trabalho de conclusão do curso na Academia Internacional de Cinema de São Paulo, realizado em Julho de 2015. (observação: áudio comprometido por não se tratar do arquivo original do filme).

Sinopse: Em uma época quimera, onde descobriu-se o segredo da imortalidade, o Estado -na forma de Governo Central- legisla sobre o direito da vida e da morte dos cidadãos. Para o suicídio, portanto, todos os seres humanos precisam passar por um processo burocrático, maneira da qual o Governo Central usa para garantir a felicidade na sociedade capitalista.